segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Roda da Vida

Nada como ter a vida em verde e azulado, quanto mais com muitas flores para compor a trama, não acha? Melhor ainda, quando for fácil de conseguir essa façanha, basta seguir a receita:


1. Simplicidade


2. Bom-Humor



3. Amor no coração
4. Mente Quieta.
Mas se não conseguir esses ingredientes, tente essa outra receita:
Boa sorte!



terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Técnicas de Meditação

Meditação atenciosa




Trata-se se uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta ¾ e permanece desperta ¾ você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranqüilo.

1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser pertubado.

2.Sente-se e feche os olhos.

3.Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.

4. Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.

5. Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.

6. Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.

7. Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.

Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo.
Na prática da meditação você vai por uma de três experiências. Mas deve resistir à tentação de avaliar a experiência ou sua capacidade de seguir as instruções, porque as três reações são "corretas".
Você pode se sentir entediado ou inquieto, e a mente vai se encher de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo liberadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.
Você pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que você anda precisando de mais horas de descanso.
Você pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.
Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, você vai conseguir um contato significativo com o self. Vai poder se comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro. Essa é a sua inteligência superior ilimitada., seu gênio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo. Tudo estará a seu alcance se confiar na sabedoria interior.
Do livro: Saúde Perfeita Dr. Deepak Chopra - Editora Best Seller.

Meditação hinduísta


1. Sente-se em uma cadeira, com a coluna alinhada e pés bem apoiados no solo. Se preferir sentar no chão, fique com as pernas cruzadas, em posição de lótus.




2. Deixe a respiração bem tranqüila, os olhos abertos e pense: "Eu focalizo a atenção no que está acontecendo em meu mundo interior".

3. Perceba que muitos pensamentos passam pela mente e que você tem o poder de escolher os melhores e dispensar os ruins. Pense: "Eu escolho o pensamento de paz".

4. Visualize um ponto de luz no centro da testa, entre as sobrancelhas. Pense: "Sinto que sou um ser de luz e paz".

5. Preste atenção em como sua mente está calma e saboreie esse momento. Pense: "Deus também é um ponto de luz. Sinto a paz e o amor Dele chegando a mim. Absorvo essa paz e irradio-a para o mundo".

6. Fique alguns momentos apreciando a experiência e volte lentamente sua atenção para o que está a sua volta.

Meditação zen-budista

1. Em um local agradável, alinhe a coluna,

firme os pés no chão e afaste ligeiramente as pernas, sem travar os joelhos.

2. Respire esvaziando bem o pulmão, soltando todo o ar pela boca várias vezes.

3. Depois, lentamente, caminhe com passos miúdos. Inspire e dê mais um passo (do tamanho da metade de seu pé). Expire e avance da mesma forma.

4. Sinta o chão sob os pés, a brisa no rosto, as áreas de luz e de sombra a seu redor.

5. Perceba que às vezes você pensa ou não pensa. Se se distrair, volte a prestar atenção.

6. Sinta que sua mente está em paz e, lentamente, volte a caminhar normalmente.

Meditação para dormir bem

1. Sente-se em um ambiente tranqüilo, com as luzes apagadas. Deite, feche os olhos e preste atenção em seu corpo.

2. Perceba cada ponto de tensão. Comece por cabeça, pescoço, ombros e vá descendo e relaxando ponto a ponto.

3. Observe o ritmo da respiração e vá fazendo com que ela aconteça na altura do abdômen e não no tórax. Isso melhora a oxigenação e libera emoções contidas. Relaxe, até dormir.

Recomendações:Vá para o quarto apenas quando já estiver com sono. Faça esse exercício todas as noites, durante 15 minutos.

Meditação Dinâmica


Esta técnica tem melhores resultados se feita ao amanhecer. Pode ser feita em grupo ou sozinho, mas a energia é mais forte quando feita em grupo. O meditador pode usar uma máscara para vendar os olhos, ou mantê-los fechados. Deve estar com o estômago vazio e usando roupas leves.

1º estágio - 10 min. de música: Expire rapidamente para fora através do nariz, de maneira intensa e caótica. Seja tão rápido quanto possa na sua respiração, assegurando-se que ela permaneça profunda. Faça isso tão totalmente quanto possível, sem contrair o corpo, assegure-se de que o pescoço e os ombros permanecem relaxados. Continue sem parar, até que você, literalmente, se torne a respiração, permitindo que a respiração seja caótica, o que significa não respirar de um modo fixo, previsível Uma vez que a sua energia esteja se movendo, ela começará a mover o seu corpo. Permita que esses movimentos de corpo estejam presentes, use-os para ajudá-lo a despertar ainda mais energia. O movimento dos braços e do seu corpo de um jeito natural, ajuda a energia a subir. Sinta sua energia ir crescendo, não pare durante o primeiro estágio e jamais diminua o ritmo.

2º estágio - 10 min. de música: Seja o seu corpo. Dê ao seu corpo liberdade para expressar o que quer que seja. Exploda! Deixe o seu corpo tomar conta. Deixe sair tudo que precisa ser jogado fora. Fique totalmente louco... Cante, grite, ria, berre, chore, pule, balance, dance, chute e solte-se. Não retenha nada, mantenha todo o seu corpo se movendo. Um pouco de representação muitas vezes ajuda a dar a partida. Nunca permita que sua mente interfira com o que está acontecendo. Lembre-se de ser total com o seu corpo.


3º estágio - 10 min de música: Deixando seus ombros e seu pescoço relaxados, levante ambos os braços tão alto quanto possa, sem trancar os cotovelos. Com os braços levantados, pule gritando o mantra Hoo!... Hoo!... Hoo!... (pronuncia-se Ru) tão profundamente quanto possível, vindo do fundo da sua barriga. A cada vez que você tocar o chão com a planta dos pés, assegurando-se de que os calcanhares estão tocando o chão, deixe o som martelar profundamente dentro do centro sexual. Dê tudo o que você tenha, exaura-se completamente.





4º estágio - 15 min. sem música PARE! Congele onde você estiver, em qualquer posição que você se encontre. Não ajeite o corpo de maneira nenhuma. Uma tosse, um movimento, qualquer coisa dissipará o fluxo da energia e o esforço estará perdido. Seja uma testemunha de tudo o que esteja acontecendo a você.


5º estágio - 15 min. de música Celebre!... com música e dança, expresse o que se faça presente. Carregue sua vitalidade com você durante o dia inteiro.


Fonte: Internete

ClickComments