quarta-feira, 10 de junho de 2009

Crochê espontâneo




O que é crochê espontâneo? O termo vem do inglês "Freeform crochet", que eu achei por bem traduzi prá português, prá facilitar nossa vida já tão inglesada.


O que isso afinal? De acordo a Wikipédia, é definido como " uma combinação ao acaso de croche e possivelmente outras técnicas para fazerem uma peça que não é restrita a receitas, cores de linhas e lãs, tipos de pontos ou outras limitações...


O tipo mais comum de croche espontaneo é juntar pequenos pedaços e criar uma peça maior. Eu prefiro apenas começar com um círculo ou quadrado ou outra forma qualquer e daí vou juntando linha ou lã, considerando a combinação de cor, textura e tonalidade e crochetando . Também gosto de acrescentar algum pedaço com textura, depois que a peça está pronta, ou mesmo uma conta, pedra, miçanga ou outro enfeite qualquer.


Não há nenhuma regra rígida do croche tradicional, vc apenas solta sua imaginação e voa alto, sem medo de errar, pois não existe erros nesta técnica, apenas deslizes felizes.


Minha primeira tentativa com o croche espontâneo foi com essa camiseta da foto acima, que a princípio pensei em fazer toda branca e com pontos mais rendados prá ter uma caimento mais leve. Como eu não tinha linha branca suficiente, acrescentei outras cores, o rosa, o amarelo e outras tonalidades de branco e bege.
Comecei com um círculo qualquer e apartir dele fui acrescentando outros pontos em qualquer direção. Às vezes eu fazia em torno do círculo, depois mudava para um lado e acrescentava mais carreiras, depois trocava a linha e fazia mais pontos e assim por diante.



Fiquei tão entusiasmada que comprei uns livros sobre o assunto só para me inspirar ir adiante, pois na verdade não tem receita precisa, apenas dá algumas dicas ou ensina alguns pontos como esse aí da foto chamado "bullion" em inglês, o que me fez correr ao dicionário prá tentar achar um termo correspondente em português, mas sem sucesso. "Bullion" ao pé da letra significa ouro ou prata em barra, o que me fez quebrar a cabeça prá saber o que tem haver com o dito ponto de croche. Talvez por causa da textura pesada, que dá um relevo ao ponto.


É um ponto ultraversátil, interessante, e uma vez aprendido, é relativamente fácil. Entretanto, requer prática e paciência prá ser dominado.
Esses dois aí são "bulhões" em espiral .
Veja esse vídeo prá aprender como se faz:
http://www.youtube.com/watch?v=NHsGdvB51fo
Nessa foto, também se nota "folhas e flores" que acrescentei sobre uma malha de croche filé, apenas costurando-os na renda com uma agulha comum de bordado.


Folheando meus livros de croche, achei a receita dessa flor, fiz separadamente, depois prendi na peça, prá no final, acrescentar essa pedra que eu tinha e que deu um toque especial.

Observe que fiz uma carreira com uma lã diferente, essas fofas que tem no mercado, prá acrescentar uma textura ímpar ao conjunto.

Aqui nessa outra secção da peça, eu acrescentei uma flor rosa, baseada numa receita de um dos livros.

A proporção que eu acrescentava pontos e pedaços, eu esticava a peça em andamento sobre uma camiseta que servia de molde, prá ver se a forma se aproximava a desta.
As partes pequenas dos limites da peça que estavam desigual ou irregular em relação ao molde , eu acrescentava uma ou mais carreiras de pontos comuns, como ponto baixo, alto ou/e duplo, prá que chegasse a forma desejada.


Para acabamento, eu fiz uma carreira de ponto baixo nas mangas e gola, além de uma barra interessante e texturizada.






Frente e costas ficaram diferentes, portanto, posso usá-las como quiser, pois ambas tem sua beleza própria.


Prá saber mais e ver galerias de fotos incríveis desse tipo de arte visite: