sábado, 21 de junho de 2008

Alimentos Orgânicos

O que é um alimento orgânico?


Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. As técnicas unem os procedimentos agrícolas do passado aos conhecimentos mais recentes sobre o manejo do ecossistema. Portanto, a agricultura orgânica é um método de produção de alimentos baseados em processos que não agridem a natureza, mantendo a vida do solo intacta.



Todos nós queremos um mundo melhor para as próximas gerações. Para que possamos reverter a situação atual, temos que preservar o que ainda existe de nossas matas, nascentes de água, fauna, enfim, dar nossa contribuição para melhorar a Terra. Poucas vezes, paramos para pensar que umas das atividades que mais agride o meio ambiente é a agricultura, quando feita de maneira não ecológica. O agricultor tem nas mãos a responsabilidade de cuidar da terra com muito carinho e consciência.


Agrotóxicos são como antibióticos, devem ser usados com muita moderação. No entanto, a agricultura de larga escala vem abusando desses resultados, pois estamos consumindo cada vez mais, alguns veneninhos junto com aquela salada light. Por conta disso, a agricultura orgânica (que não utiliza agrotóxicos ou adubos artificias) vem ganhando espaço no mundo todo, especialmente na Europa. No Brasil, os produtos orgânicos começaram a ser vendidos em feiras e lojas de produtos naturais e aos poucos estão chegando aos supermercados.

Ao consumir orgânicos, você não leva apenas saúde para a sua mesa, mas também torna-se parceiro do agricultor e viabiliza a expansão de uma agricultura sadia. Hoje, a agricultura orgânica no Brasil representa apenas 3% da produção nacional. Além disto, os produtos orgânicos envolvem uma filosofia de valorização do agricultor, estimulando a ligação do ser humano com a natureza. E existindo toda uma filosofia para preservação do meio ambiente, o agricultor é mantido no campo com qualidade de vida.O conceito de orgânico também envolve aspectos sociais - não pode haver contratação de mão-de-obra infantil. As empresas ligadas ao setor devem ter responsabilidade social, registrar seus funcionários, pagar impostos e promover condições para uma melhor qualidade de vida; condições estas, fiscalizadas por certificadoras de produtos orgânicos.

Como reconhecer um produto orgânico?

Um produto orgânico precisa ter um certificado. A certificação envolve sérios procedimentos de inspeção dos processos de produção, exigindo uma série de cuidados, desde a desintoxicação do solo até o envolvimento com projetos sociais e de preservação do meio ambiente. Os produtos certificados exibem, em seu rótulo, um selo que garante a sua procedência e qualidade.

Qualidade dos Orgânicos


Um alimento orgânico fresco possui uma menor quantidade de água em sua composição (aproximadamente 20% menos), isto significa que os nutrientes estão mais concentrados. Por isso são alimentos mais ricos em nutrientes, assim como o conteúdo maior de açúcar - daí o sabor mais adoçicado que se percebe nos vegetais. Eles tendem a ter maiores níveis de vitamina C e, nos tomates orgânicos poderão ser encontrados, 23% a mais de vitamina A do que nos convencionais.Estudos revelam que existe uma acentuada diferença no conteúdo de alguns minerais essenciais do alimento orgânico, em relação aos convencionais: 63% a mais de cálcio; 73% a mais de ferro; 118% a mais de Magnésio; 178% de Molibdênio; 91% de fósforo; 125% de Potássio; 60% de zinco e MENOS 29% de Mercúrio.( dados publicados no "Journal of Applied Nutrition" , resultado de uma pesquisa de 2 anos realizado em Chicago - EUA)

Fonte consultada: site http://www.planetaorganico.com.br/

Já o alimento com agrotóxico (convencional) tem uma quantidade de água muito grande, o que dilui muito a quantidade de sais minerais e vitaminas, reduzindo muito a quantidade de nutrientes no alimento. Além de receber o NPK (nitrogênio, cobre e potássio) que é responsável por mais de 80% do crescimento da planta. Ela fica viçosa, bonita, mas nos 20% restantes não se encontram quase nenhum dos minerais essenciais.Hoje em dia todo mundo toma vitamina como complemento alimentar. No princípio do século isto não era necessário, pois eram encontrados todos os elementos essenciais nos alimentos que eram cultivados sem produtos químicos.

domingo, 15 de junho de 2008

Praticando o Aqui e o Agora

1. Liberte-se de sua mente

Cada vez que você subir ou descer a escada de sua casa ou do local de trabalho, preste atenção a cada passo, cada movimento… até mesmo sua respiração. Esteja totalmente presente.







Quando você lavar suas mãos, preste atenção a todas as percepções sensoriais associados à atividade: o som e o sentir da água caindo, o movimento de suas mãos, o aroma do sabão e assim por diante.


Quando você chegar em seu carro, depois de fechar a porta, pare por alguns segundos e observe o fluxo da sua respiração. Tome conhecimento de uma silenciosa, mas poderosa sensação de presença.



2.Ouça a voz da sua cabeça



Algumas vezes por dia, ouça silenciosamente a voz em sua cabeça, o fluxo contínuo de pensamentos. Em seguida, faça as seguintes perguntas. Basta fazê-las, não necessariamente tentar responde-las.


Eu sou as reflexões que estão passando por minha cabeça? Ou, eu sou aquele que está ciente de que estes pensamentos estão passando por minha cabeça?



Preste atenção ao intervalo entre os pensamentos, quando um termina e outro começa. Desta forma, você tira sua consciência da atividade mental e cria um intervalo da não-mente em que você está muito mais alerta e consciente, mas sem pensar. Quando ocorrem essas lacunas, você se desindentifica de sua mente e sente uma quietude e paz dentro de si. Esta é a essência da meditação e a única etapa vital de sua viagem em direção a iluminação.




3. Como permanecer no aqui e agora



Você está tão ocupado com o futuro que o presente é reduzido a um meio de chegar até lá? Existem simples exercícios que podem trazer sua atenção para o aqui e agora. É possível medir o seu sucesso nesta prática pelo grau de paz que você sentir no interior. Experimente.

Seja paciente. Não é fácil a primeira vista estar presente, especialmente quando o ego está em plena atividade, lutando prá sobreviver; uma vez que você tenha experimentado, o poder dessa Presença crescerá , e o ego perderá o seu domínio. A finalidade última da existência humana, isto é, a sua finalidade, é o de trazer esse poder para o mundo todo.

Torne-se consciente da sua respiração. Sinta o ar fluir para dentro e fora de seu corpo. Sinta a energia do seu espaço interior. Tudo que você tem de lidar, enfrentar na vida real-em oposição as projeções imaginárias da mente - ocorre neste momento. Pergunte a si mesmo que "problema" você tem agorinha mesmo, e não no próximo ano, amanhã, ou cinco minutos a partir de agora. O que está errado com este momento?


Deixe prá lá essa espera e não a tenha como um estado de espírito. Quando você se pegar esperando que algo aconteça no futuro … saia dessa. Venha para o momento presente. Basta ser, e desfrute em estar sendo. Se estiver presente, nunca haverá necessidade de esperar por qualquer coisa. Então, da próxima vez que alguém disser, "Desculpe ter feito você esperar." Você pode responder: "Não faz mal, eu não estava esperando. Eu estava aqui curtindo a mim mesmo."




4. Usando e aliviando negatividade


Quando emoções negativas acontecem repetidamente, elas algumas vezes trazem uma mensagem. Todas as alterações que você fizer, quer tenham a ver com o seu trabalho, seus relacionamentos ou seu ambiente, em última análise são apenas cosméticas, a menos que resultem de uma alteração da sua consciência profunda. Quando você chegar a um certo grau de presença, você não precisa mais de negatividade para lhe dizer o que é necessário para uma determinada situação em sua vida. Mas se ela ainda estiver presente, utilize-a ao seu favor. Use-a como uma espécie de sinal prá lhe lembrar a estar mais presente.

Sempre que sentir que uma negatividade está aparecendo, quer seja causado por um fator externo, um pensamento ou por nada em especial , preste atenção e olhe fundo nas emoções vindas à tona e diga: "Atenção. Aqui e agora. Acorde. Saia de seu mente. Esteja presente."

Veja como você está se tornando transparente, sem a solidez de um corpo material. Agora permita que qualquer que seja o objeto de sua reação negativa -o barulho do alarme do carro, o latir de um cão , o engarrafamento do tráfego- passe direito por você. Já não bate em um "muro" sólido . Torne-se como um lago profundo. A situação exterior da sua vida, aconteça o que acontecer, é como a superfície do lago - às vezes calmo, às vezes difícil e tempestuoso. No fundo, no entanto, o lago nunca é perturbado. Você é todo o lago, e não apenas a superfície. Esteja em contato com a profundidade do seu ser, que sempre está em paz absoluta.



5. Conectando com o seu objetivo de vida interior



Para ajudá-lo a permanecer ligado ao seu propósito de vida interior, você pode utilizar estas práticas simples. Pergunte a si mesmo: "Existe alegria, facilidade e leveza no que eu estou fazendo?" Se não existe, então o tempo está cobrindo o momento presente , e a vida é percebida como um fardo ou uma luta. Se não houver nenhuma alegria, facilidade ou leveza no que está fazendo, isso não significa necessariamente que você precisa mudar o que está fazendo, mas pode ser suficiente apenas mudar a forma como está fazendo. O "Como" é sempre mais importante do que o "Que ". Veja se você pode dar mais atenção para o fazer do que para o resultado que pretende alcançar através dele. Dê sua atenção plena para o momento presente, qualquer que seja ele. Isto implica que você também deve aceitar completamente o que o momento presente é, porque você não pode aceitar alguma coisa e resisti-la ao mesmo tempo.




Texto: Praticando o poder do agora (Eckhart Tolle)

Tradução: Queila Levinstone