domingo, 15 de junho de 2008

Praticando o Aqui e o Agora

1. Liberte-se de sua mente

Cada vez que você subir ou descer a escada de sua casa ou do local de trabalho, preste atenção a cada passo, cada movimento… até mesmo sua respiração. Esteja totalmente presente.







Quando você lavar suas mãos, preste atenção a todas as percepções sensoriais associados à atividade: o som e o sentir da água caindo, o movimento de suas mãos, o aroma do sabão e assim por diante.


Quando você chegar em seu carro, depois de fechar a porta, pare por alguns segundos e observe o fluxo da sua respiração. Tome conhecimento de uma silenciosa, mas poderosa sensação de presença.



2.Ouça a voz da sua cabeça



Algumas vezes por dia, ouça silenciosamente a voz em sua cabeça, o fluxo contínuo de pensamentos. Em seguida, faça as seguintes perguntas. Basta fazê-las, não necessariamente tentar responde-las.


Eu sou as reflexões que estão passando por minha cabeça? Ou, eu sou aquele que está ciente de que estes pensamentos estão passando por minha cabeça?



Preste atenção ao intervalo entre os pensamentos, quando um termina e outro começa. Desta forma, você tira sua consciência da atividade mental e cria um intervalo da não-mente em que você está muito mais alerta e consciente, mas sem pensar. Quando ocorrem essas lacunas, você se desindentifica de sua mente e sente uma quietude e paz dentro de si. Esta é a essência da meditação e a única etapa vital de sua viagem em direção a iluminação.




3. Como permanecer no aqui e agora



Você está tão ocupado com o futuro que o presente é reduzido a um meio de chegar até lá? Existem simples exercícios que podem trazer sua atenção para o aqui e agora. É possível medir o seu sucesso nesta prática pelo grau de paz que você sentir no interior. Experimente.

Seja paciente. Não é fácil a primeira vista estar presente, especialmente quando o ego está em plena atividade, lutando prá sobreviver; uma vez que você tenha experimentado, o poder dessa Presença crescerá , e o ego perderá o seu domínio. A finalidade última da existência humana, isto é, a sua finalidade, é o de trazer esse poder para o mundo todo.

Torne-se consciente da sua respiração. Sinta o ar fluir para dentro e fora de seu corpo. Sinta a energia do seu espaço interior. Tudo que você tem de lidar, enfrentar na vida real-em oposição as projeções imaginárias da mente - ocorre neste momento. Pergunte a si mesmo que "problema" você tem agorinha mesmo, e não no próximo ano, amanhã, ou cinco minutos a partir de agora. O que está errado com este momento?


Deixe prá lá essa espera e não a tenha como um estado de espírito. Quando você se pegar esperando que algo aconteça no futuro … saia dessa. Venha para o momento presente. Basta ser, e desfrute em estar sendo. Se estiver presente, nunca haverá necessidade de esperar por qualquer coisa. Então, da próxima vez que alguém disser, "Desculpe ter feito você esperar." Você pode responder: "Não faz mal, eu não estava esperando. Eu estava aqui curtindo a mim mesmo."




4. Usando e aliviando negatividade


Quando emoções negativas acontecem repetidamente, elas algumas vezes trazem uma mensagem. Todas as alterações que você fizer, quer tenham a ver com o seu trabalho, seus relacionamentos ou seu ambiente, em última análise são apenas cosméticas, a menos que resultem de uma alteração da sua consciência profunda. Quando você chegar a um certo grau de presença, você não precisa mais de negatividade para lhe dizer o que é necessário para uma determinada situação em sua vida. Mas se ela ainda estiver presente, utilize-a ao seu favor. Use-a como uma espécie de sinal prá lhe lembrar a estar mais presente.

Sempre que sentir que uma negatividade está aparecendo, quer seja causado por um fator externo, um pensamento ou por nada em especial , preste atenção e olhe fundo nas emoções vindas à tona e diga: "Atenção. Aqui e agora. Acorde. Saia de seu mente. Esteja presente."

Veja como você está se tornando transparente, sem a solidez de um corpo material. Agora permita que qualquer que seja o objeto de sua reação negativa -o barulho do alarme do carro, o latir de um cão , o engarrafamento do tráfego- passe direito por você. Já não bate em um "muro" sólido . Torne-se como um lago profundo. A situação exterior da sua vida, aconteça o que acontecer, é como a superfície do lago - às vezes calmo, às vezes difícil e tempestuoso. No fundo, no entanto, o lago nunca é perturbado. Você é todo o lago, e não apenas a superfície. Esteja em contato com a profundidade do seu ser, que sempre está em paz absoluta.



5. Conectando com o seu objetivo de vida interior



Para ajudá-lo a permanecer ligado ao seu propósito de vida interior, você pode utilizar estas práticas simples. Pergunte a si mesmo: "Existe alegria, facilidade e leveza no que eu estou fazendo?" Se não existe, então o tempo está cobrindo o momento presente , e a vida é percebida como um fardo ou uma luta. Se não houver nenhuma alegria, facilidade ou leveza no que está fazendo, isso não significa necessariamente que você precisa mudar o que está fazendo, mas pode ser suficiente apenas mudar a forma como está fazendo. O "Como" é sempre mais importante do que o "Que ". Veja se você pode dar mais atenção para o fazer do que para o resultado que pretende alcançar através dele. Dê sua atenção plena para o momento presente, qualquer que seja ele. Isto implica que você também deve aceitar completamente o que o momento presente é, porque você não pode aceitar alguma coisa e resisti-la ao mesmo tempo.




Texto: Praticando o poder do agora (Eckhart Tolle)

Tradução: Queila Levinstone










Nenhum comentário:

Postar um comentário