Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. As técnicas unem os procedimentos agrícolas do passado aos conhecimentos mais recentes sobre o manejo do ecossistema. Portanto, a agricultura orgânica é um método de produção de alimentos baseados em processos que não agridem a natureza, mantendo a vida do solo intacta.
Todos nós queremos um mundo melhor para as próximas gerações. Para que possamos reverter a situação atual, temos que preservar o que ainda existe de nossas matas, nascentes de água, fauna, enfim, dar nossa contribuição para melhorar a Terra. Poucas vezes, paramos para pensar que umas das atividades que mais agride o meio ambiente é a agricultura, quando feita de maneira não ecológica. O agricultor tem nas mãos a responsabilidade de cuidar da terra com muito carinho e consciência.
Agrotóxicos são como antibióticos, devem ser usados com muita moderação. No entanto, a agricultura de larga escala vem abusando desses resultados, pois estamos consumindo cada vez mais, alguns veneninhos junto com aquela salada light. Por conta disso, a agricultura orgânica (que não utiliza agrotóxicos ou adubos artificias) vem ganhando espaço no mundo todo, especialmente na Europa. No Brasil, os produtos orgânicos começaram a ser vendidos em feiras e lojas de produtos naturais e aos poucos estão chegando aos supermercados.
Como reconhecer um produto orgânico?
Qualidade dos Orgânicos
Um alimento orgânico fresco possui uma menor quantidade de água em sua composição (aproximadamente 20% menos), isto significa que os nutrientes estão mais concentrados. Por isso são alimentos mais ricos em nutrientes, assim como o conteúdo maior de açúcar - daí o sabor mais adoçicado que se percebe nos vegetais. Eles tendem a ter maiores níveis de vitamina C e, nos tomates orgânicos poderão ser encontrados, 23% a mais de vitamina A do que nos convencionais.Estudos revelam que existe uma acentuada diferença no conteúdo de alguns minerais essenciais do alimento orgânico, em relação aos convencionais: 63% a mais de cálcio; 73% a mais de ferro; 118% a mais de Magnésio; 178% de Molibdênio; 91% de fósforo; 125% de Potássio; 60% de zinco e MENOS 29% de Mercúrio.( dados publicados no "Journal of Applied Nutrition" , resultado de uma pesquisa de 2 anos realizado em Chicago - EUA)
Fonte consultada: site http://www.planetaorganico.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário