quinta-feira, 20 de março de 2008

Voluntariando...

Associação Comvida

Oficina de Jardinagem
Instrutora: Queila Levinstone
Coordenadora: Rita Brito

O que é voluntariado?

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
















Como toda definição, soa fria e sem a energia de uma doação, mas serve como parâmetro para o começo de uma jornada. Voluntariar é muito mais do que "dedicar parte do tempo sem remuneração". Primeiramente, para voluntariar você tem que estar inteiro , de bem consigo mesmo. Às vezes, a pessoa parte para a ajuda, mas no fundo quer mesmo é ser ajudada. Ela participa de trabalhos para os quais não está preparada psicologicamente. Isso pode acabar aumentando suas próprias feridas, no caso de um acontecimento não superado, e ainda atrapalhar o andamento da instituição.

















Por isso, antes de se inscrever numa ONG, num centro de saúde ou em qualquer lugar de voluntariado, o primeiro passo é analisar suas motivações e se preparar para uma boa dose de envolvimento. Trabalho voluntário não é caridade. Tem que ter profissionalismo, comprometimento, vontade de trabalhar.



Outro ponto importante para quem está percorrendo esse caminho é saber manter um certo distanciamento entre os problemas enfrentados nessa atividade e os seus. Isso evita que o trabalho de cooperação não se torne mais uma fonte de frustrações e tristezas.
















Quando escolher uma entidade, entre em contato e vá visitá-la. Descubra exatamente o que esperam de você e se o trabalho está dentro de suas intenções e disponibilidade. Lembre que o voluntariado exige o mesmo grau de profissionalismo que uma empresa.

O que fazer com o tempo disponível (na semana)

- 1 hora: ajudar no planejamento de ações, contar histórias em asilos, creches e hospitais, dar palestras, atualizar o site da instituição e outras atividades de escritório.





- 2 horas: legalizar a situação dos moradores de rua, coletar doações, organizar materiais para uma atividade a ser desenvolvida, acompanhar doentes em exames complicados, distribuir sopa de madrugada a desabrigados, ajudar na cozinha.









- 1 manhã: participar de ações em favelas, trabalhar com crianças especiais, dar aulas, organizar feiras e bazares comunitários, auxiliar deficientes visuais em suas tarefas de leitura.



- 1 dia inteiro: visitar instituições no interior do estado, participar de mutirões, se envolver em atividades que exijam deslocamentos para lugares distantes.


Obrigada a todos os que participaram da oficina de jardinagem, em especial a Ritinha e os meninos da comunidade Catu de Abrantes, pelo interesse, trabalho e dedicação.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

ClickComments