sábado, 21 de junho de 2008

Alimentos Orgânicos

O que é um alimento orgânico?


Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. As técnicas unem os procedimentos agrícolas do passado aos conhecimentos mais recentes sobre o manejo do ecossistema. Portanto, a agricultura orgânica é um método de produção de alimentos baseados em processos que não agridem a natureza, mantendo a vida do solo intacta.



Todos nós queremos um mundo melhor para as próximas gerações. Para que possamos reverter a situação atual, temos que preservar o que ainda existe de nossas matas, nascentes de água, fauna, enfim, dar nossa contribuição para melhorar a Terra. Poucas vezes, paramos para pensar que umas das atividades que mais agride o meio ambiente é a agricultura, quando feita de maneira não ecológica. O agricultor tem nas mãos a responsabilidade de cuidar da terra com muito carinho e consciência.


Agrotóxicos são como antibióticos, devem ser usados com muita moderação. No entanto, a agricultura de larga escala vem abusando desses resultados, pois estamos consumindo cada vez mais, alguns veneninhos junto com aquela salada light. Por conta disso, a agricultura orgânica (que não utiliza agrotóxicos ou adubos artificias) vem ganhando espaço no mundo todo, especialmente na Europa. No Brasil, os produtos orgânicos começaram a ser vendidos em feiras e lojas de produtos naturais e aos poucos estão chegando aos supermercados.

Ao consumir orgânicos, você não leva apenas saúde para a sua mesa, mas também torna-se parceiro do agricultor e viabiliza a expansão de uma agricultura sadia. Hoje, a agricultura orgânica no Brasil representa apenas 3% da produção nacional. Além disto, os produtos orgânicos envolvem uma filosofia de valorização do agricultor, estimulando a ligação do ser humano com a natureza. E existindo toda uma filosofia para preservação do meio ambiente, o agricultor é mantido no campo com qualidade de vida.O conceito de orgânico também envolve aspectos sociais - não pode haver contratação de mão-de-obra infantil. As empresas ligadas ao setor devem ter responsabilidade social, registrar seus funcionários, pagar impostos e promover condições para uma melhor qualidade de vida; condições estas, fiscalizadas por certificadoras de produtos orgânicos.

Como reconhecer um produto orgânico?

Um produto orgânico precisa ter um certificado. A certificação envolve sérios procedimentos de inspeção dos processos de produção, exigindo uma série de cuidados, desde a desintoxicação do solo até o envolvimento com projetos sociais e de preservação do meio ambiente. Os produtos certificados exibem, em seu rótulo, um selo que garante a sua procedência e qualidade.

Qualidade dos Orgânicos


Um alimento orgânico fresco possui uma menor quantidade de água em sua composição (aproximadamente 20% menos), isto significa que os nutrientes estão mais concentrados. Por isso são alimentos mais ricos em nutrientes, assim como o conteúdo maior de açúcar - daí o sabor mais adoçicado que se percebe nos vegetais. Eles tendem a ter maiores níveis de vitamina C e, nos tomates orgânicos poderão ser encontrados, 23% a mais de vitamina A do que nos convencionais.Estudos revelam que existe uma acentuada diferença no conteúdo de alguns minerais essenciais do alimento orgânico, em relação aos convencionais: 63% a mais de cálcio; 73% a mais de ferro; 118% a mais de Magnésio; 178% de Molibdênio; 91% de fósforo; 125% de Potássio; 60% de zinco e MENOS 29% de Mercúrio.( dados publicados no "Journal of Applied Nutrition" , resultado de uma pesquisa de 2 anos realizado em Chicago - EUA)

Fonte consultada: site http://www.planetaorganico.com.br/

Já o alimento com agrotóxico (convencional) tem uma quantidade de água muito grande, o que dilui muito a quantidade de sais minerais e vitaminas, reduzindo muito a quantidade de nutrientes no alimento. Além de receber o NPK (nitrogênio, cobre e potássio) que é responsável por mais de 80% do crescimento da planta. Ela fica viçosa, bonita, mas nos 20% restantes não se encontram quase nenhum dos minerais essenciais.Hoje em dia todo mundo toma vitamina como complemento alimentar. No princípio do século isto não era necessário, pois eram encontrados todos os elementos essenciais nos alimentos que eram cultivados sem produtos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ClickComments