sábado, 20 de setembro de 2008

Abrindo o Baú














Com a industrialização das roupas e a massificação das tendências da moda tudo que é feito à mão está sendo super valorizado. A simplicidade dos pontos artesanais do crochê ganha status e passa a ser chique.A mania ganhou repercussão internacional quando o estilista americano Marc Jacobs e a italiana Miuccia Prada criaram roupas e acessórios com acabamentos em crochê. Com uma atitude moderna e visual renovado pelos estilistas o crochê sai do fundo do baú com todo o charme e a singularidade de um produto feito à mão do início ao fim.

Vestido de Jean Paul Gaultier


Apesar de jamais terem sido abandonados pelas agulhas das vovós, os pontos de crochê, eram, até pouco tempo, considerados ultrapassados itens alternativos em nossos guarda-roupas.Na passarela urbana, eles esbanjam graça e romantismo.


As técnicas não se aliam apenas às peças de roupas, mas aos acessórios: broches, bolsas, faixas para os cabelos, jóias e sapatos também embarcam na atmosfera nostálgica. O glamour de cada item fica por conta dos pontos em uma diversidade inesgotável. Ajustados às propostas contemporâneas, os crochês aparecem cheios de penduricalhos decorativos - o que confere identidade à peça.



Nem os sapatos e sandálias da linha retrô escapam à forte tendência. Além de uma intensa vivacidade, as coloridíssimas e delicadas flores em crochê sugerem um toque bucólico aos modelos arredondados da marca Ferrucci.









E se as técnicas jamais sofrem alterações, os materiais é que começam a ser substituídos. Da união de fios de palha, algodão e seda, os estilistas criam maravilhas, revelando assim uma nova possibilidade de trabalho.

Ousadia que abre portas para produções rústicas e sofisticadas.Com toda essa diversidade em criação, investir no crochê pode ser uma idéia sedutora, que valoriza o conforto e a arte na hora de se vestir.

Texto: Cinthia Albuquerque

Fotos: Internete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ClickComments