sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Significado do Símbolo OM



Uma compreensão profunda sobre este símbolo místico revela que é composto de três sílabas combinada em uma, não como uma mistura física mas como uma combinação química. Na verdade em Sânscrito a vogal 'o' é constitucionalmente um ditongo composto de a + u; por isso OM é representativamente escrito como AUM.

Apropriadamente, o símbolo do AUM consiste de três curvas (curvas 1, 2 e 3), um semicírculo (curva 4) e um ponto.



A curva maior 1 simboliza o estado de vigília, neste estado a consciência é voltada para o interior através dos portões dos sentidos. O tamanho grande significa que este é o estado mais comum ('maioria') da consciência humana. A curva de cima 2 mostra o estado de sono profundo ou estado de inconsciência. Este é um estado onde quem dorme não deseja nada nem passa por nenhum sonho.

A curva do meio 3 (que se localiza entre o sono profundo e o estado de vigília) significa o estado de sonho. Neste estado a consciência do indivíduo é voltado para o interior e o sonhador contempla uma visão encantadora do mundo atrás das pálpebras dos olhos.









Estes são os três estados da consciência de um individuo, já que o pensamento místico Indiano acredita que a realidade manifestada inteira se origina desta consciência, portanto estas três curvas representam o fenômeno físico .

O ponto significa o quarto estado da consciência, conhecido em Sânscrito como turiya. Neste estado a consciência não parece nem extrínsica nem intrínsica, nem os dois juntos.

Significa o voltar para a quietude de toda existencia relativa e diferenciada. Este estado quieto total, pacífico e bem-aventurado é o alvo absoluto de toda atividade espiritual. Este estado Absoluto (não-relativo) ilumina os outros três estados.


Finalmente, o semi círculo simboliza Maya e separa o ponto das outras três curvas. Deste modo, é a ilusão de maya que nos previne da realização dos mais altos estados de bem-aventurança. O semi-círculo é aberto no topo e não toca o ponto. Isto significa que este estado mais alto não é afetado por maya. Maya só afeta o fenômeno manifestado. Este efeito é quem previne o investigador de alcançar seu alvo final, a realização do Um, do onisciente, do não-manifesto, do princípio Absoluto. Desta maneira, a forma de OM representa tanto o não-manifesto e o manifesto, o númeno e o fenômeno. Como um som sagrado também, a pronúncia das três sílabas AUM é aberto para uma rica análise lógica.








A letra A é conhecida como o primeiro som , independente do contexto cultural. É produzida no fundo da boca aberta e é portanto dita incluir e ser incluída em todos os outros sons produzidos pelos órgãos vocais humanos. Na verdade, A é a primeira letra do alfabeto Sanscrito.
A boca aberta para o A move para o fechamento no M. Entre eles está o U, composto da abertura do A mas formado pelo fechamento dos lábios. Aqui é importante lembrar que interpretado em relação as três curvas, as três sílabas que formam o AUM são suscetíveis a mesma decifração metafórica. O estado de sonho (simbolizado por U) , situa-se entre o estado de vigília (A) e o estado de sono profundo (M). Na verdade um sonho nada mais é do que um componente da consciência da vida em vigília formada pela inconsciência do sono.









Deste modo AUM também contém dentro de si o alfabelto completo, já que sua pronúncia origina do fundo da boca (A), viajando entre (U), e finalmente alcançando os lábios(M). Atualmente todos os alfabetos podem ser classificados sob várias categorias dependendo da área da boca onde são pronunciados. Os dois extremos entre quais um alfabeto completo oscilam são do fundo da boca para os lábios; ambos se juntam no simples ato da pronúncia do AUM.






A última parte do som AUM (M) conhecido como ma ou makar, quando pronunciado faz os lábios fecharem. É como fechar a porta para o mundo exterior e procurar no fundo de nós mesmos a verdade absoluta.Mas além da natureza tríplice do OM como um som sagrado está a quarta dimensão invisível que não pode ser distinguida pelos nossos restritos orgãos dos sentidos como nas observações materiais. Esta quarta dimensão é indescritível, silêncio total que segue a elocução do OM. Uma quietude de todas as manifestações diferenciadas, ou seja, um estado pacífico , bem-aventurado e não-dual. Na

verdade este é o estado simbolizado pelo ponto na iconografia tradicional do AUM.






O simbolismo tríplice do OM é compreensível para a maioria de nós humanos 'ordinários' , percebidos tanto no nível intuitivo quanto objetivo . Isto é responsável pela popularidade e aceitação geral. Por este símbolo se extender sobre o espectro inteiro do universo manisfestado faz com que seja uma fonte verdadeira de espiritualidade.
Alguns símbolos equivalentes são:

  • Cores: Vermelho, Branco e Preto.
  • Estações: Primavera, Verão e Inverno.
  • Periodos: Manhã, Meio-dia, e Noite.
  • Estados: Vigília (jagriti), Sonho (svapna), e sono-profundo (sushupti).
  • Esferas: Terrena, Celestial e Intermediária.
  • Deidade Elementar: Fogo (Agni), Sol (Aditya), Vento (Vayu).
  • Manifestação da Fala: Voz (vak), Mente (manas), Respiração (prana).
  • Função Sacerdotal: Fazer Ofertas, Realizar rituais e Cantar.
  • Tendências: Rotativa, Coesa e Desintegradora.
  • Qualidade: Energia (rajas), Pureza (sattva) e Ignorancia (tamas).
  • Ritual do fogo: da Casa, dos Ancestrais e de Invocação.
  • Deusa: Amba, Ambika, and Ambalika.
  • Deus: dos elementos (Vasus), do céu (Adityas), da esfera-do-espaço (Rudras).
  • Deidade: Brahma, Vishnu, Shiva.
  • Ação: Criação, Preservação, and Destruição.
  • Poder: de Ação (kriya), de Conhecimento (jnana) e de Vontade (iccha).
  • Homem: Corpo, Alma e Espirito.
  • Tempo: Passado, Presente e Futuro.
  • Estágios da Existencia: Nascimento, Vida e Morte.
  • Fases da Lua: Crescente, Cheia e Minguante.
  • Divindade: Pai, Mãe e Filho.
  • Alquemia: Enxofre, Mercúrio e Sal.
  • Budismo: Buda, Dharma e Sangha (três jóias do Budismo).
  • Cabalismo: Macho, Fêmea e a inteligência unida.
  • Pensamento Japonês: Espelho, Espada e Jóia.
  • Atributos Divinos: Verdade, Coragem e Compaixão.





De acordo as ciências espirutuais Indianas, Deus primeiro criou o som e destas frequências sonoras veio o mundo do fenômeno. Nossa existência total é constituída destes sons primordiais, que dão origem aos mantras quando organizados por um desejo de se comunicar, manifestar, invocar ou materializar. É dito que a própria matéria se originou do som e o OM é o mais sagrado de todos eles. É a sílaba que precede o universo e da qual os deuses foram criados. É a sílaba "raiz"(mula mantra), a vibração cósmica que mantém unidos os átomos do mundo e dos céus. Na verdade, Os Upanishads dizem que o AUM é deus em forma de som. Assim o OM é primeira parte mais importante dos mantras tanto do Budismo quanto do Hinduísmo, por exemplo como em Om Namoh Shivai e Om Mani Padme Hum.






Em uma interpretação mais profunda da concepção mística do AUM, citada no Upanishad:

AUM é um arco, a flecha o eu , e Brahman (Realidade Absoluta) é o alvo.

Outro texto antigo compara AUM com uma flecha, colocada em cima do arco do corpo humano (respiração), que depois de penetrar as trevas da ignorância encontra a sua marca, ou seja, o domínio iluminado do Verdadeiro Conhecimento. Assim como uma aranha que sobe em sua teia e ganha a liberdade, assim também é a subida do yogue em direção a libertação através da sílaba OM.








Texto: <http://www.stillnessspeaks.com/blog/41/0/>

Tradução: Queila Levinstone


46 comentários:

  1. esta vai ser a minha tatuagem!!!!
    com certezahhhh!!!

    ResponderExcluir
  2. eu adoro esse simbolo e ja fiz uma tatoagem desse simbolo.

    ResponderExcluir
  3. merece uma tatoo maneira mesmo

    ResponderExcluir
  4. TATOO RS..

    FIZ EM BAIXO DO QUEIXO.

    SÍMBOLO MASSA PAKAS..

    ResponderExcluir
  5. fiz o simbolo nas costas! PER-FEI-TO =)

    ResponderExcluir
  6. com comentários desse nível até me nego em comentar algo que preste...vão aprender a escrever antes de querer fazer tatuagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rir altíssimo aki!!!!

      Excluir
  7. EU JA TENHO ESTE SIMBOLO MARCADO EM MINHA NUCA , LOGO ABAIXO DO SIMBOLO CHINÊS "YNG E YANG" QUE SIGNIFICA O EQUILIBRIO!! E NAO ME ARREPENDO

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o significado... pelo menos não é atoa que pessoas que REALMENTE sentem a magia que o som do trance é.. utilizam-se desse símbolo, fazendo uma espécie de analogia do símbolo com as batidas do som que nos faz viajar e sentir uma paz inexplicável..

    estou falando por mim e pelos que realmente curtem o som.. ah.. e fora que não podemos esquecer que a ORIGEM das verdadeiras raves foi em GOA na índia, por isso a ligação forte..

    abraço a todos!

    ResponderExcluir
  9. Ronaldo (StuarT)

    Fiz uma tatuagem do OM nas costas e ficou irado .
    Aonde eu moro temos vários membros de um grupo mcom tatuagens estilizadas do OM .

    ResponderExcluir
  10. pow num sabia desse comenttario e tinha um adesivo irado desse simbbolo pow joguei fora pensando que era algum simbolo satanico

    ResponderExcluir
  11. Minha tatoo é uma Flor de lotus e o om!!!

    é lindaaa

    ResponderExcluir
  12. Resumindo, qual o significado desse simbolo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O significado está escrito no texto inteiro, mas se for pra traduzir de uma forma ignorante, ou seja, sem nenhum pensamento, pode significar " A origem de todos os sons do universo."

      Excluir
  13. Também tatuei o simbolo entre estrelas... Costumava meditar e entoar muito esse mantra, atividade que preciso retomar...

    ResponderExcluir
  14. Não entendi para que serve ou como é usado a relação dos simbolos equivalentes. Alguém pode me esclarecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. impossível vc ler o texto á cima e não entender até um pobre burrico entenderia,,,,serve para vc meditar,,,vai no google digita wikipedia e depois coloca budismo,,símbolo budista e lê....para quem se adequa a religião budista entenderá....vc provavelmente ou é crente ou é leigo demaissssssssssssssssssss

      Excluir
    2. vc não leu o texto á cima meu filho.....

      Excluir
  15. euu tenhooo uma tatto desse simbolo nas costa inteira, muito fera :~~

    ResponderExcluir
  16. PRESTEM ATENÇÃO NO SÍMBOLO MOLDE DAS TATUAGENS. TEM MUITOS SIMBULOS OM ERRADOS, ESSE DA PRIMEIRA IMAGEM DA PÁGINA É UM EXEMPLO. QUALQUER E TODA PARTE DO OM DEVE SER DESENHADA NO SENTIDO HORÁRIO.
    PARA MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO:
    http://www.yoga.pro.br/artigos/586/3017/nao-use-o-om-do-bill-gates

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver...Você já tá misturando superstição!

      Excluir
  17. tenho uma tatoo dessa no ombro e ficou muito massa, não me arrependo!!!

    ResponderExcluir
  18. é uma simbologia sagrada que mereceuuma arte em meu corpo!

    ResponderExcluir
  19. Amei Tudo Muito lindo cada Simbolo.

    ResponderExcluir
  20. poxa eu to começando agora nesse ritimo de psy,goa entaum naum sei mt coisa,mais eu me amarro em yoga,e queria fazer uma tatu pra começar esse tipo de estado mental tb!e entaum me ajudem a decidir, se eu começo ou naum vlw!abraços!

    ResponderExcluir
  21. Muita gente coloca o simbolo muito antes de saber o significado, por uma simples modinha! tantos outros usam no orkut, msn, mas quando tatuei na nuca, os mesmos perguntarem o que era! Paciência ¬_¬

    aqui: gorettemb@hotmail.com
    .. www.fotolog.com.br/maariagorette

    ResponderExcluir
  22. tenho um simbolo desse nas costas, dentro de um sol.. é lindo!!

    ResponderExcluir
  23. Jamais eu iria marcar meu corpo com esses simbolos da nova era, isso é coisa do demônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só para as pessoas evoluídas espiritualmente e mentalmente! pois como você pode ler e pesquisar não é um simbolo de nova era, bem pelo contrario é indiano e milenar!! tenho a tatto pois sei realmente o significado! Débora.

      Excluir
  24. Fiz a poucos meses o símbolo do AOM no lado direito do pescoço por gostar de música eletrônica desde que me conheço nesta vida, e também como sinal de elevação e por procurar meu equilíbrio emocional em vários momentos difíceis do cotidiano. Funciona!

    ResponderExcluir
  25. Fiz o om na parte interna do braço! Indescritível!

    ResponderExcluir
  26. estou aqui lendo esses comentarios pq pretendo fazer uma tatoo do aum no ombro esquerdo !!!! estou pesquisandoOOo
    eu acho mt fhoda esse simbolo eu tenho apenas um cordao com essa imagem..





    aceito conselhos.

    ResponderExcluir
  27. Minha primeira tatuagem foi o simbolo do OM, fiz no ombro ficou linda e não me arrependo nem um pouco, sempre soube o significado e meu sonho era ter ele tatuado no meu corpo, é a tatuagem que eu mais gosto até hoje!

    ResponderExcluir
  28. Esta já é a minha tatuagem!

    ResponderExcluir
  29. Tenho tbm no ombro esquerdo essa tatuagem é Show o simbolo :)

    ResponderExcluir
  30. Fiz esse símbolo há cerca de um ano. Fiz no pescoço, no lado direito em preto sombreado. Até hoje só recebi boas observações e bons comentários sobre ele. Fiz por curtir durante toda minha vida a música eletrônica, mas tb ele é um símbolo com muitos atributos bons. Depois de mim, todos curtiram!!!

    ResponderExcluir
  31. Tenho um simbolo na panturrilha direita, adoro minha tatto.

    ResponderExcluir
  32. sensacional... parabens!!

    ResponderExcluir
  33. Olá, sempre soube do simbolo e seus significados, e pretendo tatuar ele no pulso, mas poderiam me informar o lado certo que tem que ficar cada parte, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ficar do jeito que esta na figura do simbolo acima. Boa sorte!

      Excluir
  34. Tou querendo uma tattou assim muito linda,carregando um tercinho que vcs acham.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns !!! De todas as pesquisas que fiz sobre este símbolo, esta foi a melhor!

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu blog! muito detalhado , feito com carinho e intençao de amor maior. Algumas vesses vem por brasil?. se vier adoraria conversar. Sou argentina. moro a 12 anos no Brasil. amo esta terra. Sou terapeuta holistica ( reiki, cristais , reflexologia) e mandalera e mandalista ( vivo e respiro mandalas) faço mandalas personalizados, para empresas e pessoas. e amo a arte tanto cuanto vc!!. gratidaooo!!! gratidao Gratidao!!

    ResponderExcluir
  37. Silvia, estou morando no Brasil, em Salvador na Bahia. Adorarei te conhecer e trocar experiencias. Gratidao!

    ResponderExcluir

ClickComments