segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Horta Mandala

O termo Mandala vem do sânscrito que significa círculo. Tem todo um simbolismo que representa a temporalidade, a finitude e mudança e, ao mesmo tempo, a eternidade. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.



No jardim, a horta mandala  é composta de canteiros concentricos que respeitam a agricultura ecológica. O princípio maior é copiar a natureza. Nela tudo é curvilíneo, arredondado e tudo é misturado. Essa coisa de canteiros retos de uma só espécie é criação do homem e sob o ponto de vista holístico, não deu certo.

                                                                    
                        


  Já a horta mandala economiza água, trabalha com a diversidade de plantas, aproveita melhor o espaço, usa apenas fertilizantes orgânicos e poupa o solo, além de ter uma estética bastante bonita e interessante.

A mistura de espécies tem um papel fundamental. Quanto maior a diversidade delas, maior o equilíbrio ambiental e menor o índice de pragas e a necessidade de intervenção.



Prá instalar  a mandala, primeiro fiz o desenho no papel e depois com ajuda de cordões, estacas e areia passei para o terreno. Faz-se o conteiro central e à partir deste, vamos marcando os outros.

 Após a marcação no terreno, começa-se o delineamento das unidades, que pode ser feita com garrafas pet, telhas, pedras, etc. Eu fiz o meu com toquinhos de eucalipto. 





Depois eu coloquei várias camadas de diversos materiais: embaixo, matéria orgânica fresca (folhas, restos de comida) prá ser decomposta com o passar do tempo, como um composto, mas só que já localizado no canteiro. Depois terra e esterco misturados , na proporção de 3:1 respectivamente e por último um mulch (cobertura morta) de aparas de grama.






Daí é só plantar, suar muito, ter muito amor, pedir aos deuses do clima clemência e saborear os frutos.





Por enquanto já plantei abóbora, milho, beringela, melancia, maxixe, almeirão, inhame, tomate, pimentão, pepino, coentro, alecrim, manjericão, hortelanzinho, erva cidreira, falso boldo, gengibre e algumas flores, que ninguém é de ferro.

Nos próximos capítulos dessa novela ecológica, mostrarei os frutos advindos dessa tarefa tão bendita, terapeutica, psico-física positiva e comestível desse primor que é a HORTA MANDALA.

Amém!


5 comentários:

  1. linda a tua horta!! gostaria de saber quantos centímetros tem os tocos de eucalipto, da superfície à ponta enterrada!! grata!! sucesso na colheita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que tem uns 80 cm de altura total, sendo enterrados uns 30 cm mais ou menos. Acrescentei brita no buraco depois de posto o toco, pra que ficasse mais firme e menos contato com a terra,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Olá... E o que está segurando a terra entre os tocos de eucalipto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei um sombrite preso parte pelo solo e parte preso aos toquinhos com grampos ou pregos.

      Excluir

ClickComments