.jpg)
A capital da Suécia foi uma das poucas capitais européias não atacadas durante a Segunda Guerra. Por isso, e graças ao conhecido valor que os nativos sabem devotar à cultura e à história, permanece como um museu a céu aberto, uma impressionante coleção de construções que remontam à Antiguidade, passam pela Idade Média e alcançam o ápice da Renascença e da Modernidade. Cortada por canais, Estocolmo é uma cidade que alterna o transporte terrestre com o aquático – historicamente, a Escandinávia é uma região que tem fascínio pelas águas; desde os vikings e provavelmente, antes disso.
Aliás, é em Estocolmo que está um dos mais interessantes museus do mundo, o Vasa. Ele possui apenas uma peça principal: um imenso e espetacular navio de guerra viking. Soube que o encontraram no fundo de um dos canais da cidade e passaram décadas ‘tratando’ o navio embaixo d’água, de forma a preservá-lo quando fosse trazido à tona. Assim aconteceu: colocaram a nau na margem do canal e em torno dele construíram o Vasa Museum. Inaugurado em 1990, é o museu mais visitado da Escandinávia e o galeão é a única grande embarcação do século XVII intacta, hoje remanescente no mundo. Espetacular.
Entendo que, pela vida ‘certinha’ demais e pelo frio que perdura por mais da metade do ano (os dias chegam a ter apenas 4 horas em dezembro e janeiro!), é quase impossível para nós, seres tropicais, morar na Suécia. Mas não tenho dúvidas de que Estocolmo é uma das cidades mais ‘visitáveis’ do planeta.
Cortada por muitos canais, uma grande opção é fazer um passeio de barco e poder apreciar a cidade pelo lado das águas. Esse que eu fiz foi "Estocolmo sob as pontes". Teve uma duração de duas horas e vimos todos os pontos interessantes, passando por baixo de diversas pontes.

viajei neste seu post; uma delicia de viagem, abraços e boa semana pra voce
ResponderExcluirviajei neste seu post; uma delicia de viagem, abraços e boa semana pra voce
ResponderExcluirQueila, sou Ray do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirSou mãe de Filipe , um autista que pinta.
Me indentifiquei com seu blog porque sou florista e paisagista.
Seu blog é lindo. Amei.
Grande beijo.
Ray