sábado, 6 de setembro de 2008

Um Casamento Indiano

A moça Hindu Gowri Vijayakumar conheceu o rapaz americano Joshua Williams na Universidade de Harvard e decidiram se casar. Eles optaram pela cerimônia hindu com aspectos cristãos, para satisfazerem ambos os credos.
Na Índia, dá-se grande importância ao casamento, pois considera-se que a vida em família é o estado natural dos seres humanos, e onde nós temos mais chance de sermos felizes e realizar nossas mais altas aspirações. Isso acontece porque, assim como os seres vivos dependem do ar para respirar, da mesma forma a sociedade depende das famílias para existir.
Os rituais são baseados nos Vedas, no folclore e na mitologia Hindu.


Um casamento indiano tem algumas características bem diferentes de um casório "normal" no Ocidente, a começar pela duração, que é de vários dias. Tudo começa na semana anterior à boda, com alguns rituais ligados à fertilidade, como a decoração das mãos da noiva e suas amigas com belos desenhos de henna. Esse ritual se faz acompanhado por lindas canções nas quais se fala da nova vida de casada que a noiva está começando. Depois disso, há vários encontros, trocas de presentes e brincadeiras, que preenchem os dias que antecedem a festa.



Na cultura hindu, a henna é usada em todos as grandes celebrações religiosas. Nos casamentos, as noivas pintam as mãos e os pés com intrincados desenhos que pretendem simbolizar a força do amor num casamento. Daí que a noiva procure manter as pinturas o máximo de tempo possível.
As outras meninas e mulheres da casa, bem como as amigas e primas, também pintam suas mãos e pés.


Depois, já no local do casamento, dá-se arrumação da noiva e o vestido propriamente dito.

Olha que trança mais linda da noiva! parte dessa trança foi acrescentada ao cabelo natural dela.


As amigas estão vestidas à rigor e são como damas de honra. Em muitas partes da cerimônia, elas vão até o palco onde estão os noivos para darem as suas bençãos.

A cerimônia começa quando o noivo Joshua, entra no templo e pratica alguns rituais junto com o sacerdote ou oficiante, um homem típico indiano, com uma aparência de um guru falando várias passagens védicas, em sânscrito. Depois, os pais da noiva pede a permissão da audiência e as bênçãos do Deus Ganesha para começar o casamento.
Entra a noiva Gowri, escoltada pelo tio maternal, a irmã e suas primas.
(Olha nós na audiência!)
Membros da família segura uma tela prá prevenir que os noivos se vêem. O noivo pede que a noiva olhe com amor e compreensão. A tela é tirada e os noivos jogam sementes de cumim um no outro. De acordo as crenças populares, aquele que for mais rápido e jogar primeiro irá dominar o casamento, mas quem é o vencedor, é sempre debatido.

Joshua põem uma guirlanda de flores em Gowri e vice-versa, simbolizando fertilidade.

Os noivos acendem um fogo e oferecem arroz de pipoca e manteiga indiana simbolizando o combustível para uma vida feliz e saudável juntos. Os mantra Védicos cantados nesse fase referem ao Prakriti, a causa material do Universo, e Purusha, a fonte espiritual. A união deles é a beleza da criação.



Os noivos jogam arroz um no outro. O arroz simboliza prosperidade e felicidade.


Os noivos andam em círculo três vezes em torno de um fogo . O fogo é considerado a evidência da energia universal e portanto uma testemunha infalível. A noiva dá 7 passos, correspondendo aos 7 votos tradicionais. Depois os noivos recitam os votos em Sânscrito e Inglês:
1. Que o primeiro passo nos dê saúde.
2. Que o segundo passo nos dê força.
3. Que o terceiro passo nos possibilite seguir as regras do darma (deveres).
4. Que o quarto passo nos dê felicidade.
5. Que o quinto passo nos dê prosperidade.
6. Que o sexto passo nos ensine conviver em harmonia com a Natureza.
7. Que o sétimo passo nos possibilite preencher nossas obrigações sociais.
Eles trocam alianças e recitam os votos pessoais que fizeram um para o outro. Agora são marido e mulher.

Depois dos rituais vem a festa. Os noivos trocam de roupa e entram triunfantes no salão.


É hora dos comes, bebes, danças e muita alegria.
Tanto a cerimônia quanto a festa aconteceram num hotel 5 estrelas em Boston. Tudo muito chic e de bom gosto.
A mãe da noiva é colega de trabalho de Don, daí a nossa presença na lista dos convidados.

2 comentários:

ClickComments