terça-feira, 16 de outubro de 2007

Cogito Ergo Sum - Penso, logo existo.

Identificar-se com a mente, o que faz com que estejamos sempre pensando em alguma coisa. Ser incapaz de parar de pensar é uma aflição terrível, mas ninguém percebe porque quase todos nós sofremos disso e, então consideramos uma coisa normal. O ruído mental incessante nos impede de encontrar a área de serenidade interior, que é inseparável do Ser. Isso faz com que a mente crie um falso eu interior que projeta uma sombra de medo e sofrimento sobre nós.
O filósofo Descartes acreditava ter alcançado a verdade mais fundamental quando proferiu sua conhecida máxima: "Penso, logo existo". Cometeu, no
entanto, um erro básico ao equiparar o pensar ao Ser e a identidade ao pensamento. O pensador compulsivo, ou seja, quase todas as pessoas, vive em um estado de aparente isolamento, em um mundo povoado de conflitos e problemas. Um mundo que reflete a fragmentação da mente em uma escala cada vez maior. A iluminação é um estado de plenitude, de estar "em unidade" e, portanto, em paz. Em unidade tanto com o universo quanto com o eu interior mais profundo, ou seja, o Ser. A iluminação é o fim não só do sofrimento e dos conflitos internos e externos permanentes, mas também da aterrorizante escravidão do pensamento. Que maravilhosa libertação!
Se nos identificamos com a mente, criamos uma tela opaca de conceitos, rótulos, imagens, palavras, julgamentos e definições que bloqueia todas as relações verdadeiras. Essa tela se situa entre você e o seu eu interior, entre você e o próximo, entre você e a natureza, entre você e Deus. É essa tela de pensamentos que cria uma ilusão de que existe você e um "outro" totalmente à parte. Esquecemos o fato essencial de que, debaixo do nível das aparências físicas, formamos uma unidade com tudo aquilo que é. Por "esquecermos"quero dizer que não sentimos mais essa unidade com uma realidade evidente por si só. Podemos até acreditar que isso seja uma verdade, mas não mais a reconhecemos como verdade. Acreditar pode até trazer conforto. No entanto, a libertação só pode vir através da vivência pessoal.
Pensar se tornou uma doença. A doença acontece quando as coisas se desequilibram. Por exemplo, não há nada de errado com a divisão e a
multiplicação das células no corpo humano. Mas, quando esse processo acontece sem levar em conta o organismo como um todo, as células se proliferam e temos a doença.
Se for usada corretamente, a mente é um instrumento magnífico. Entretanto, quando a usamos de forma errada, ela se torna destrutiva. Para ser mais preciso, não é você que usa a sua mente de forma errada. Em geral, você simplesmente não usa a mente . É ela que usa você. Essa é a doença. Você acredita que é a sua mente. Eis aí o delírio. O instrumento apossou de você.
Só porque podemos resolver palavras cruzadas ou construir uma bomba atômica não significa que estejamos usando a mente. Assim como os cães mastigam ossos, a mente adora transformar dificuldades em problemas. É por isso que ela resolve palavras cruzadas e constrói bombas atômicas. Mas essas coisas não interessam a você. Pergunto então: você consegue se livrar da sua mente quando quer? Já encontrou o botão que a "desliga"?
Não? então é porque a mente está usando você. Estamos tão identificados com ela que nem percebemos que somos seus escravos. É quase como se
algo nos dominasse sem termos consciência disso e passássemos a viver como se fôssemos a entidade dominadora. A liberdade começa quando percebemos que não somos a entidade dominadora, o pensador. Saber disso nos permite observar a entidade. No momento em que começamos a observar o pensador, ativamos um nível mais alto de consciência. Começamos a perceber, então, que existe uma vasta área de inteligência além do pensamento, e que este é apenas um aspecto diminuto da inteligência. Percebemos também que todas as coisas realmente importantes como a beleza, o amor, a criatividade, a alegria e a paz interior surgem de um ponto além da mente. É quando começamos a acordar.

Fonte: O poder do Agora (Eckhart Tolle)

4 comentários:

  1. Ta lindo seu blog.Amo flores,gosto da filosofia,aprecio a poesia.Não é atoa que sou libriana.Gosto do que é BELO.Parabens!!!! Queilinha.

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Gostei muito desse texto por indentificar o quanto o ser humano não está ouvindo. O índíviduo tem dificuldade de se ouvir e de ouvir o outro. Por vezes na minha profissão de professora, acredito está no meio de pessoas em histeria de "pensamentos". Esse texto é um alento de possibilidades de buscar o retorno para o 'interior'. É possível!!!
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amigas pelos comentários, assim vejo que vale a pena repartir, interagir, comunicar nossas idéias, passatempo; só vai nos enriquecer e propiciar uma presença constante na vida de cada um, já que a distância nos impõe limites.
    Por favor, voltem sempre.

    ResponderExcluir
  4. Queilinha
    No momento estou lendo "Sei que vou sair dessa" Iyanla Vanzant.O Paulo anda intrigado com o título.rsss será medo de me perder? mal sabe ele que eu o amo e admiro muito.Sempre estarei aqui lendo seus textos e comentários filosoficos.

    ResponderExcluir

ClickComments